EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA  PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ABET- 2025/2027 

Senhoras(es) Associadas(os)(es)

  1. Com fundamento no Art. 14° do Estatuto inciso II, por meio deste edital,  convoco as(os) associadas(os)(es) da ABET para a assembleia geral  extraordinária que será realizada Eleições emergenciais da nova Diretoria, em razão da renúncia de 5 (cinco) dos 8 (oito) membros da gestão atual; Ressaltamos que esta eleição tem caráter emergencial e antecipa as eleições originalmente previstas para 18 de setembro de 2026, em virtude da necessidade de recomposição imediata da Diretoria e da continuidade administrativa da Associação. Para assegurar a lisura e transparência do processo, foi constituída uma Comissão Eleitoral, composta pelos associados Rafael Norberto, Gabriela Nascimento e Matheus Kuschick, que serão responsáveis por conduzir e regulamentar as etapas do pleito. Destacamos ainda que, diante da vacância majoritária e omissão do estatuto sobre a situação, foi necessária a nomeação interina e provisória de membros até a presente data. Contudo, a plena legitimidade e o fortalecimento institucional da Associação somente serão restabelecidos com a participação efetiva dos associados neste processo eleitoral. A Etnomusicologia brasileira necessita, neste momento, do compromisso e da presença ativa de seus membros para garantir a continuidade e o futuro da nossa entidade. Por isso a pauta seráEleição da nova Diretoria biênio 2025-2027.
  2. Será realizada presencialmente no auditório 2 de julho no Instituto Federal da Bahia para a eleição da nova Diretoria para o biênio  2025-2027 no dia 12 de novembro de 2025. 
  3. As inscrições das candidaturas, serão por meio de chapa previamente inscrita,  estarão abertas a partir de 12 de setembro de 2025, devendo ser enviada  mensagem eletrônica até às 12h00 do dia 12/11/2025, indicando o nome dos membros associados (as) (es) para presidência, vice- presidência, Secretário (a) Geral, 2º Secretário (a) Geral, Tesoureiro (a), 2º Tesoureiro (a) editor (a) da Revista Música e Cultura e vice-editor (a) da Revista Música e Cultura e  conselho fiscal (3 membros(as) titulares e três suplentes.
  1. Composta a lista de chapas inscritas esta será divulgada no dia da eleição no grupo de whatsapp em 12 de novembro de  2025 a partir das 13h, para que as(os) associadas(os)(es) aptas(os) tenham conhecimento, sendo que o resultado da votação  será apresentado no dia 12 de novembro de 2025 às 21h:00min em Assembleia durante o XII ENABET Salvador.
  2. Havendo empate entre as chapas serão considerados os seguintes critérios de  desempate: a) preferência para chapa em que o presidente ainda não  representou a ABET no cargo de presidente; b) a(o) candidata(o) mais  idosa(o); c) a(o) candidata(o) mais antigo como associada(o) (es). 
  3. Só estarão aptos a concorrer, bem como, a votar as(os) membras(os)que sejam  associadas(os)(es) da ABET e participando com regularidade das atividades da  Associação. 
  4. São considerados inelegíveis as(os) associadas(os)(es) que exerçam cargos ou  função menos de 1 (um) ano antes da data do pleito; as(os) associadas(os)(es)  que tenham exercido a mesma função na gestão que se encerra, permitida uma  recondução. 
  5. A Comissão eleitoral será formada e presidida pelas (os) membras(os) da  ABET que não irão concorrer ao pleito.
  6. Será lavrada a ata da Assembleia Geral Extraordinária, que chancelará ou não  o resultado, no dia 12 de novembro de 2025, a fim de ser encaminhada  ao cartório para registro. 

Salvador, 12 de setembro de 2025. 

Pedro Fernando Acosta da Rosa 

Presidente da ABET

Local:Auditório do IFBA

Data: 12 de novembro de 2025

Horário: 20h00 (1ª chamada) / 20h30 (2ª chamada)

Pedro Fernando Acosta da Rosa

Presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) 

Salvador, 12 de setembro de 2025.