NOTA DE APOIO A PROFA. IRMA FERREIRA ( EMUS)

A Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) vem a público manifestar seu repúdio aos recentes ataques à política de cotas e expressar seu apoio irrestrito à Professora Irma Ferreira, injustamente afastada de suas atividades no curso de Canto Lírico da EMUS por meio de uma decisão judicial que desrespeita os princípios de equidade e justiça social.

As políticas de cotas são conquistas históricas fundamentais para a reparação de desigualdades estruturais e a promoção da diversidade no ensino superior e um legado do movimento negro brasileiro, caso da Professora Irma exemplifica o racismo institucional que ainda persiste em nossas instituições e evidencia a necessidade de resistência coletiva contra retrocessos nas ações afirmativas.

A ABET solidariza-se com a Professora Irma Ferreira e com todos os estudantes e docentes impactados por essa medida judicial. Reafirmamos nosso compromisso com a luta antirracista e com a defesa intransigente de uma educação pública, inclusiva e democrática e que respeite as lutas históricas do movimento social negro brasileiro.

Pedro Acosta

Presidente da Abet