Nesta próxima quarta-feira, dia 28/07 às 17:30, o Ciclo de Debates em Etnomusicologia – “20 anos da ABET” promove o 8º encontro: Ciclo de Debates em Etnomusicologia – 20 anos da ABET, com transmissão pelo canal do Youtube da Associação. Neste encontro teremos a honra de contar com a participação de Gislaine Donizeti, a “Mestre Laine” (Congado Santa Efigenia de Mogi das Cruzes), a Profa. Dr. Flavia Toni (IEB/USP) e o Prof.Dr. Alberto Ikeda (ECA-USP/IA-UNESP). O ciclo surge como tema do meu atual estagio pós-doutoral junto ao Laboratório de Etnomusicologia do PPGM/UFRJ, sob a supervisão do Prof. Samuel Araújo.

Os primeiros encontros reuniram as profas. e profs. Samuel Araújo (UFRJ), Carlos Sandroni (UFPE), Rosangela Tugny (UFSB) e Angela Luhning (UFBA), José Jorge de Carvalho (UnB), Vincenzo Cambria (Unirio) e Luciana Prass (UFRGS), Anthony Seeger (UCLA/Smithsonian), Rafael Menezes Bastos (UFSC), Maria Elizabeth Lucas (UFRGS), Deise Lucy Montardo (UFAM), Suzel Ana Reily (UNICAMP), a pesquisadora e mestra jongueira Alessandra Ribeiro (FACIBRA/UNIVIDA), Eurides de Souza Santos (UFPB), Alice Satomi (UFPB) e Grã-Mestra Tamie Kitahara, Manuel Veiga (UFBA), Ilza Nogueira (UFPB) e Kilza Setti, estando todos disponíveis no canal da ABET.

 

 

O ciclo, que é coordenado pelo prof. Dr. Edilberto Fonseca, é realizado pela Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A proposta do ciclo de debates é realizar uma série de entrevistas virtuais online com professores/as, pesquisadores/as e mestres/as a respeito da trajetória da Etnomusicologia no país, sua constituição e consolidação como disciplina acadêmica. Os encontros pretendem debater alguns dos principais temas pesquisados na área nos últimos 20 anos, enfocando especialmente a institucionalização desse campo de estudos a partir da formalização da Associação Brasileira de Etnomusicologia/ABET, durante o encontro do Internacional Council for Traditional Music/ICTM, realizado no Rio de Janeiro em 2001.

O objetivo central é propiciar um espaço de debates e também de divulgação das iniciativas, pesquisas e dos trabalhos realizados, trazendo uma contribuição para um balanço panorâmico da produção bibliográfica e audiovisual acadêmica do campo etnomusicológico brasileiro no século XXI. Para isso, pretende-se contar com a participação de representantes acadêmicos/as e não acadêmicos/as que têm sido referenciais na trajetória da constituição de um campo de estudos que têm proposto alternativas teórico-metodológicas e epistêmicas dentro do panorama internacional das pesquisas que historicamente se situam na interface entre música e etnografia.