Está disponível no canal do YouTube da TV UFBA a gravação da mesa “Perspectivas pretas em etnomusicologia: três reflexões de mulheres atuantes na área no Brasil”, protagonizada pelas pesquisadoras em Etnomusicologia Laurisabel de Ana da Silva (Salvador/BA), Amana Veiga (Juiz de Fora/MG) e Alice Alves (Recife/PE) e transmitida em 25 de fevereiro de 2021.
Acesse o link da gravação (clique aqui!).
A atividade fez parte do II Congresso da UFBA e, de acordo com Laurisabel de Ana da Silva, buscou apresentar em perspectiva os três projetos de pesquisa etnomusicológicos das participantes, considerando seus lugares de fala e posicionalidades como mulheres negras. Consequentemente, as pesquisadoras também lançaram reflexões epistemológicas para o campo da Etnomusicologia, por meio de diálogos teóricos interdisciplinares.
Alice Alves, também componente da mesa, salienta a pertinência da temática em tempos atuais:
“Estamos num momento de muitas discussões e efervescências acerca das questões étnico-raciais, […] sobre racismos e suas consequências, desde os males mais sutis produzidos por eles. Neste momento trazemos e pensamos essas discussões na área de Música e suas diversas áreas de concentração. “