No dia 18 de novembro, às 17h (BRT), no canal no YouTube da ABET, estreiará o  <Ciclo de Debates em Etnomusicologia>, vinculado à celebração dos 20 anos da Associação Brasileira de Etnomusicologia em 2021.

O primeiro encontro terá a participação do prof. Dr. Carlos Sandroni (UFPE) e do prof. Dr. Samuel Araújo (UFRJ), com mediação do prof. Dr. Edilberto Fonseca (UFF).

Clique aqui para acessar o link do evento!

O ciclo, que é coordenado pelo prof. Dr. Edilberto Fonseca, é realizado pela Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A proposta do ciclo de debates é realizar uma série de entrevistas virtuais online com professores/as, pesquisadores/as e mestres/as a respeito da trajetória da Etnomusicologia no país, sua constituição e consolidação como disciplina acadêmica. Os encontros pretendem debater alguns dos principais temas pesquisados na área nos últimos 20 anos, enfocando especialmente a institucionalização desse campo de estudos a partir da formalização da Associação Brasileira de Etnomusicologia/ABET, durante o encontro do Internacional Council for Traditional Music/ICTM, realizado no Rio de Janeiro em 2001.

O objetivo central é criar um espaço de debates e também de divulgação das iniciativas, pesquisas e dos trabalhos realizados, trazendo uma contribuição para um balanço panorâmico da produção bibliográfica e audiovisual acadêmica do campo etnomusicológico brasileiro no século XXI. Para isso, pretende-se contar com a participação de representantes acadêmicos/as e não acadêmicos/as que têm sido referenciais na trajetória da constituição de um campo de estudos que têm proposto alternativas teórico-metodológicas e epistêmicas dentro do panorama internacional das pesquisas que historicamente se situam na interface entre música e etnografia.