Com atividades online, 72ª Reunião Anual da SBPC começa em setembro

Por SBPC

 

A versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada nas primeiras semanas dos próximos meses: de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020. Inscrições para WEBMinicursos estão abertas!

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a 72ª edição de sua Reunião Anual inteiramente de forma virtual, entre setembro e dezembro, sempre na primeira semana de cada mês, com alguma atividade eventual na segunda semana. A decisão foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente disponível no momento para conter a disseminação da covid-19.

O evento aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Para marcar a semana original e o mês em que tradicionalmente a RA é realizada, a SBPC organizou uma versão digital com minicursos online, conferências e painéis de 13 a 24 de julho – a primeira Mini Reunião Anual Virtual. As atividades da programação científica, realizadas entre os dias 13 e 17, tiveram um alcance de 380 mil usuários nas transmissões pelo canal da SBPC no YouTube. O sucesso de público foi tão grande que o Conselho da SBPC e a UFRN decidiram que seria oportuno estender o evento ao longo do segundo semestre.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e, finalmente, de 1º a 4 de dezembro de 2020. A programação científica nesses dias será composta por painéis e mesas redondas, que acontecerão das 12h às 14h; e por conferências, sempre às 18 horas, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

A programação contará com os WEBMinicursos e a sessão de pôsteres, sempre nessas semanas. Particularmente nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, com atrações para todas as idades.

Os WEBMinicursos contam com temas diversos, como “Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações”, “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, “Boatos, mentiras, desinformação e ciência”, e “Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”. A lista completa dos minicursos online está disponível neste link. Os interessados em fazer alguns dos WEBMinicursos na primeira semana de setembro podem se inscrever até o dia 28 de agosto.

Nesse primeiro ciclo, a entidade oferecerá alguns dos WEBMinicursos oferecidos pela primeira vez durante a Mini Reunião Anual Virtual, realizada em julho. Devido ao sucesso da atividade e grande procura do público, a SBPC ofertará novamente alguns dos cursos que tiveram as inscrições esgotadas mais rapidamente no mês passado, para poder atender à demanda excedente de interessados. Em outubro, novembro e dezembro a SBPC oferecerá outros com temas diversos. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.

Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 09 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo. O formulário para inscrições estão disponíveis neste link.

A programação completa da 72ª Reunião Anual será informada pela SBPC em breve.