Associação Brasileira de Etnomusicologia vem por meio desta nota, prestar solidariedade ao Cantor, Compositor, Músico e Ator Seu Jorge pelos atos de racismo sofrido no Grêmio Náutico União em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Atos de racismo, não são novidades em nosso estado, eles acontecem todos os dias. O que aconteceu com Seu Jorge, não é menos cruel do que a morte de João Alberto no Carrefour, e dos outros inúmeros assassinatos ocorridos por essas terras ao sul do Brasil. Este episódio é resultado de um racismo enraizado nessa região do país que o movimento negro brasileiro e educador vêm combatendo com projetos e ações desde pós-abolição.
Nossa solidariedade ao Seu Jorge e sua família, e toda a população negra do Rio Grande do Sul e do Brasil que ainda convivem com uma herança escravagista, colonial e que busca formas de aniquilar com nossa saúde física e mental. Esperamos que as autoridades punam os responsáveis pelo crime de racismo cometido contra um músico negro de prestígio nacional e internacional reconhecido. Sejam elas, instituições ou pessoas, e exigimos, também, que as autoridades respeitem as legislações vigentes de combate ao racismo. Somos contra todas as formas de opressão que atingem pessoas negras em todos os cantos desse país. Temos a certeza que o racismo tem impedido o exercício pleno da nossa cidadania e dos princípios democráticos que assentam nossa constituição e nos vem sendo roubados cotidianamente.
Somados aos coletivos e associações negras que tem combatido o racismo e que vem denunciando o genocídio da população e os ataques constantes que estamos recebendo, seja de maneira direta ou indireta, a ABET como uma das poucas instituições acadêmicas formada atualmente por uma diretoria de maioria negra que emerge do sul do país, sabe bem o que é o racismo, e afirma e reafirma seu compromisso de combatê-lo.
Por fim, nos posicionamos contra a legitimação de valores, atitudes e práticas que tem impedido nossa emancipação desde o Pós- Abolição. Mudar as estruturas e combater governos legitimados por discursos racistas e de ódio, bem como instituições acadêmicas, culturais, sociais e cientificas que dão guarida à perpetuação do racismo é o compromisso de todos nós que acreditamos na democracia e sonhamos com Brasil melhor para todos.
Muito obrigado, e continuamos na luta, porque luta ainda não acabou!
Porto Alegre, 19 de outubro de 2022.
Pedro Fernando Acosta da Rosa
Presidente da ABET