Associação Brasileira de Etnomusicologia vem expressar suas condolências pela morte da cantora Elza Soares, uma das maiores vozes negras do nosso país e do mundo. Nascida em 23 de junho de 1937 na cidade do Rio de Janeiro a mulher, negra, sambista, de grande expressividade artística no Brasil, tornou-se conhecida musicalmente na década de 1960. A mesma ganhou os olhares da mídia por sua irreverência e seu “timbre de voz rasgado”, marca registrada que diferenciava Elza das demais artistas.
Sua ousadia enquanto artista, também se revelava em sua vida pessoal, onde para seguir em frente teve que lutar pelos seus sonhos, enfrentar preconceitos e o racismo brasileiro. Mas tais situações serviram de trampolim para ela voar mais alto. Entre inúmeros trabalhos, ela reinventou-se novamente ao lançar o álbum Deus é mulher (2018) nele, a artista mais uma vez, amplificou as vozes do povo periférico ao cantar: Mil nações moldaram minha cara, minha voz uso pra dizer o que se cala. O meu país é meu lugar de fala!
Acreditamos que a artista está entre as grandes musicistas negras do Brasil, por cantar a realidade do nosso povo negro através de um dos movimentos culturais mais intensos nas comunidades periféricas e negras do Brasil- o samba. Para nós mulheres negras, a musicista nos deixa um legado de luta e empoderamento feminino, ao falar sobre as violências exercidas contra nós e a importância de não nos calarmos perante essas agressões. Enquanto acadêmicas, a herança que recebemos de Elza é de um legado pautado pela resiliência, foco, determinação, mas acima de tudo, de amor pela música, mesmo lutando contra todos os entraves sociais que nós artistas de pele preta enfrentamos nesse mundo.
Elza, nos deixa aos 91 anos com um vigor de tirar o fôlego alimentado pela sua paixão pela música e se junta ao coro de muitas vozes do samba chamada para ancestralidade, lá onde já estão, Beth Carvalho, Jovelina Perola Negra, Dona Ivone Lara, Zila Machado, entre outras…
Nossa associação agradece pelos ensinamentos e enviamos nossos mais profundos sentimentos para seus amigos, fãs e familiares.
Gabriela Nascimento
Vice- Presidente da ABET