Atenção, membros da Associação Brasileira de Etnomusicologia!

 

No dia 07 de outubro, às 15h, BRT (14h, AMT) a ABET participará da programação das sociedades afiliadas à SBPC, com a mesa-redonda “Etnomusicologia contemporânea no Brasil: reflexões sonoras contra o paradigma colonial“. A atividade será transmitida pelo canal da ABET no YouTube, por meio deste link: clique aqui!

Na ocasião, pretende-se debater sobre problemas centrais e locais da etnomusicologia brasileira, situando o campo em relação ao paradigma da contra-colonialidade. Nesse sentido, propõe-se salientar as potencialidades das dimensões sonoro-musicais/sônicas/performativas em contexto brasileiro, especialmente a partir do desenvolvimento de projetos colaborativos em memória, patrimônio e educação musical. Para isso, serão abordados desafios metodológicos e políticos da pesquisa etnomusicológica contemporânea, envolvendo apontamentos sobre o trabalho de campo, a documentação etnográfica e considerando a sociedade brasileira em suas sonorizações e visibilidades (assim como em seus silenciamentos e apagamentos) interculturais e pluriepistêmicas. Espera-se que a proposta seja relevante para pesquisadores/as interessados/as em discussões de temáticas (inter)culturais, incluindo a escuta de mestres locais e, consequentemente, em perspectivas que desafiem a colonialidade do poder.

A mesa será coordenada pela presidenta da ABET, Profa. Dra. Marília Raquel Albornoz Stein (UFRGS), tendo como palestrantes:

Profa. Dra. Eurides de Souza Santos (UFPB), doutora em Música/Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas e orienta trabalhos na Graduação e na Pós-Graduação em Música. Coordena e desenvolve pesquisas com comunidades negras, a partir do que tem publicado artigos em revistas e anais de congressos nacionais e internacionais. É membro do International Council for Traditional Music (ICTM). Foi Presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia de 2011 a 2013. Atualmente coordena o Curso de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba.

 

Profa. Dra. Deise Lucy Oliveira Montardo (UFAM), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestra em História, com habilitação em Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada 3 da Universidade Federal do Amazonas. Foi presidenta da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), na gestão 2013/2015. Tem experiência nas áreas da Antropologia e da Arte, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia da arte, etnologia indígena, Etnomusicologia, música e xamanismo.

 

Ana Lucia Rossate Ferreira (UFGD), conhecida como Anaranda, é a primeira mulher rapper guarani kaiowá, cantora e compositora, acadêmica do Curso Gestão Ambiental na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), locutora voluntária na Rádio Indígena FM da Aldeia Jaguapiru e Bororo, professora de idioma Guarani e também blogueira indígena com canal no YouTube @anaranda guarani kaiowá e instagram @anarandarefletirmcs. 

 

Contamos com a sua presença!