Apresentação
O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia no PPGARTES/FACULDADEDEMÚSICA/EMUFPA/UFPA/UEPA.
Os específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais do Estado e da Região; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região, e promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins com vistas ao incremento da disciplina. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destacam-se a Jornada de Etnomusicologia, com seis edições realizadas, e as duas últimas edições do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia (de um total de quatro), que ocorreram de modo casado com a Jornada. O evento proposto, também casado, correspondente à VII edição da Jornada e à V do Colóquio. Ocorrerá em três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos da Região Norte, mas também abrindo espaço para colaborações nacionais e internacionais. Estruturada em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais, a Jornada de Etnomusicologia vem avançando no sentido de consolidar-se como acontecimento importante da área no Brasil.
A Jornada demarca um diferencial no Norte do Brasil, em razão de ser um evento ao mesmo tempo pioneiro, em termos regionais, e de reconhecimento nacional dentro da área da Etnomusicologia, destinado à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da graduação e pós-graduação em Música, prioritariamente, assim como fomenta a divulgação da produção científica, ampliando a produção de textos acadêmicos em língua portuguesa e sobre contextos regionais, nacionais, e até internacionais. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza o diálogo da Academia com Mestres da tradição oral. Estes vêm colaborando com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e da UEPA. Já o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA por iniciativa do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia na medida em que o LabEtno se tornou uma instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio uniu-se ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente.
No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da Etnomusicologia e de diversas searas da ciência com as quais a disciplina faz interface, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social.
Em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2020, o evento ocorrerá em ambiente virtual. A conferência, mesas redondas e apresentações artísticas acontecerão em forma de lives no YouTube do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (https://www.youtube.com/channel/UCwad8EnXx0sFXEIfjhIh9pQ). As apresentações das comunicações serão disponibilizadas, no mesmo canal do YouTube, no primeiro dia do evento. Estas, serão enviadas em vídeos gravados pelos autores conforme instruções nas normas de submissões. O público poderá interagir de forma assíncrona, na área de comentários dos vídeos no YouTube e de forma síncrona via Google Meet, durante a programação do evento. As comunicações serão subdivididas e organizadas em sessões a serem divulgadas previamente após o período de avaliação.
CHAMADA DE TRABALHOS
Com relação às comunicações orais a serem publicados nos anais do evento e a serem apresentadas nas sessões para tal fim, a VII Jornada e o V Colóquio aceitarão trabalhos em Etnomusicologia e áreas afins. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo do Comitê Científico. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.
Serão critérios de avaliação:
– Relevância do trabalho (atualidade, inovação e contribuição para a área)
– Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos,
clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação).
Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. A submissão
deverá ser encaminhada para o e-mail <laboratoriodeetnomusicologia@gmail.com>
Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site –
<http://www.labetno.ufpa.br/>
-Template –
https://drive.google.com/drive/folders/1zY08SQZxrQwYN10xgQ_M8cy6dZhvvl3v?usp=sharing
-Apresentação:
Vídeo com a apresentação da comunicação aprovada pelo comitê científico, enviado apenas após o aceite para o e-mail: coloquiojornada@gmail.com com identificação de assunto [VÍDEO-APRESENTAÇÃO-COMUNICAÇÃO-SOBRENOME DO AUTOR].
A duração deverá ser de quinze minutos, conter a gravação da apresentação do/a(s) autor/a(es/as), utilizando o recurso que julgarem mais pertinente e mais acessível.
• Para gravação, utilizar um celular (desde que fixo em um suporte e na horizontal), uma câmera ou mesmo a webcam do seu computador;
• A gravação deverá ser realizada, preferencialmente, em locais sem muitos ruídos e com boa iluminação.
• Sugestões de aplicativos para edição de vídeo para iniciantes, apenas se julgar necessário: Movie Maker para Windows (tutorial); Shotcut (tutorial); ClipChamp; PowToon; Kizoa; VivaVideo (app); Magisto (app); WeVideo (app); IShot (app).